Wednesday, June 25, 2008

Mobilização popular esvazia canis do CCZ


Patrícia Azevedo

A mobilização de um grupo de amigos e das entidades de defesa dos animais após reportagens do Correio motivou a adoção de 32 cachorros do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas até ontem. Dezenas de pessoas não só adotaram os cães como melhoraram a vida dos 58 que ainda permanecem alojados no canil municipal. Ontem, a reportagem esteve no CCZ e encontrou uma situação bem diferente da registrada no último dia 12. Os canis estavam com menos cachorros e os animais, mais fortes.

Além da ração fornecida pela Prefeitura, os cães estão sendo alimentados com rações doadas por pessoas que resolveram ajudar. “Nós recebemos muitas doações de ração e estamos tentando melhorar a situação dos cachorros que ainda não foram adotados”, disse a arquiteta Regina Valverde. Um dos veterinários do CCZ, que pediu para não ser identificado, afirmou que a melhora se deve também à redução do número de animais por cela. “Com menos cachorros por canis, há menor disputa por comida e eles melhoram”, explicou o veterinário.

No último dia 13, o Correio denunciou as péssimas condições de alojamento no CCZ. A reportagem mostrou que a falta de uma política de adoção ajuda a manter, por longos períodos, os cachorros nos canis. Com isso, os animais acabam adoecendo. Mal alimentados com ração de baixa qualidade, ficam sem tomar sol e sem se exercitar, emagrecendo a ponto de mal conseguirem se levantar.

Como reação à reportagem, entidades de defesa dos animais, como o Instituto de Valorização à Vida Animal (IVVA), e um grupo de amigos formado pela veterinária Carolina Vital de Ferreira e pela arquiteta Regina conseguiu tirar dezenas de cães do CCZ. Só a corrente promovida por Carolina e Regina garantiu a adoção de 17 cachorros desde o último dia 13. “Nós continuamos precisando de doações de rações e de lares temporários”, afirma a arquiteta. O grupo de amigos retira os animais do CCZ, faz o tratamento veterinário e os coloca para adoção.

Apesar do sucesso da campanha, Regina reforça que a população precisa se conscientizar que abandonar um cachorro é crime. “As pessoas têm de se responsabilizar pelos seus animais”, afirma.

Leia mais na edição de 25/6/2008 do Correio Popular.

No comments: