Monday, October 03, 2011

Seitan

O seitan ou glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um alimento derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da Antiguidade, tal como o tofu. Não está claro se a receita provém da Índia ou da China.

Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo.

Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono.

A massa lavada é então cozinhada com molho de soja (shoyu ou tamari) e ganha assim uma consistência dura. Fica um preparado fibroso, que deve ser bem cortado em fatias. É um produto rico em fibras e minerais.

Encontra-se à venda em lojas de produtos naturais. Geralmente o seu período de validade é de 2-3 semanas, no entanto pode congelar-se.

Preparação caseira

Existem duas alternativas para preparar seitan caseiro: usando farinha de trigo integral ou usando farinha de glúten. A primeira farinha encontra-se em qualquer supermercado e é mais barata, mas o preço final do seitan é mais elevado. A segunda tem a vantagem de poupar muito tempo na preparação, de haver menos desperdícios (de farinha e água) e de tornar a sua confecção mais simples, mesmo para os menos experientes na cozinha.

Para 1 kg de farinha adicione 600 ml de água. Amasse bem e deixe descansar por 3 horas. Lave essa massa, divida a massa em 4 "bifes" e cozinhe em água fervente com temperos e shoyu por 20 min depois de ferver. Use como quiser (frito, assado, guarnecido com molho de mostarda, molho de ervas...

3 comments:

. said...

Olá,

Visitamos teu blog neste momento,e achamos muito simpático. Somos um portal para foodbloggers, e estaremos abrindo uma nova categoria dentro de nosso site, chamada VEGETARIANA E VEGAN, como teu blog tem todas as características que compõe nossos requisitos, gostaríamos de lhe convidar a nos visitar e fazer um cadastro ( grátis), assim poderemos divulgar teus artigos gratuitamente.

Estamos aguardando tua visita,

Foodbrasil.net

yanmaneee said...

adidas yeezy
moncler jackets
jordan shoes
off white
balenciaga speed
jordan shoes
lebron shoes
ultra boost
golden goose
lebron 13

thesyt said...

replica bags buy online c38 c9j54f5b97 replica designer bags wholesale n74 r1b34f0d43 Louis Vuitton replica Bags p14 i7o46g9h20