Thursday, April 07, 2011

Floresta amazônica perdeu 19 km² no primeiro bimestre de 2011, diz Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta quarta-feira (6) que detectou 19,2 km² de desmatamento na Amazônia Legal em janeiro e fevereiro de 2011. A área equivale a cerca de 12 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a área quase equivalente à da Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

A área desmatada pode ser muito maior, já que as nuvens cobriram 85% da região em janeiro e 93% em fevereiro, dificultando o monitoramento por satélites. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação no bioma, detectou apenas para o mês de fevereiro deste ano uma derrubada de 63 km² de floresta. A Amazônia Legal equivale a toda a Região Norte do país, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.

Mato Grosso lidera a área desmatada para janeiro e fevereiro, segundo os dados do Inpe. Da derrubada observada no período, mais de 14 km² ocorreram no estado. O Maranhão teve pouco mais de 4 km² de devastação no primeiro bimestre de 2011 e o Pará, 0,52 km². Amazônia passa por sua época chuvosa e, por isso, o Inpe tem divulgado os dados da devastação bimestralmente.

O instituto, sediado em São José dos Campos (SP), ressalta que em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) não representam medição exata do desmatamento mensal na região.

A comparação do período entre agosto de 2009 a fevereiro de 2010 com os mesmos meses entre 2010 e 2011 trazem o que pode ser um indicativo de estagnação na redução da devastação da região. Entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010 o Deter observou 1354 km² de floresta desmatada ou degradada nesses meses, enquanto entre 2010 e 2011 foram 1255 km².

Comparando apenas os meses de janeiro e fevereiro de 2010 e 2011, há uma diminuição, já que no ano passado foram detectados 208 km² de devastação neste bimestre, contra os 19 km² divulgados nesta quarta. O Inpe ressalta, no entanto, que o Deter não é um sistema adequado à soma e comparação de áreas, já que não é tão preciso quando o Prodes, a aferição anual da destruição da floresta amazônica.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comentou os dados de desmatamento da Amazônia nesta quarta, durante evento em Brasília (DF), e disse que o governo deverá chamar, ainda no mês de abril , os governadores dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia para discutir medidas de redução de índices de desmatamento na região.

“O próximo passo é chamar os governos estaduais para discutir estes números. Daqui a duas semanas, vamos conversar sobre o que está acontecendo. Temos de ter uma estratégia conjunta para isto. Há uma preocupação em particular com esses estados. O ministério, junto com o Ibama, vai chamar o governo e tentar ser mais ativo contra o desmatamento”, disse. (Fonte: Globo Natureza)

No comments: