Sunday, April 11, 2010

Sangue dos matadouros inunda Rio Capibaribe em PE

Por Lilian Garrafa

Manchetes anunciam que o rio Capibaribe, que corta a cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE), foi vítima de ‘crime ambiental’. A população e os veículos de massa se indignam porque já não se consegue mais esconder o que denuncia o massacre por trás das paredes do matadouro: o sangue inunda o rio, “mancha a beleza” da cidade, transborda o sofrimento dos animais mortos para consumo. O mais grave é que as principais vítimas são completamente desconsideradas nas denúncias.
Rio Capibaribe. Foto: Reprodução / TV Asa Branca

A administração municipal procura uma solução para tapar o problema. Mas o que se espera é que a prefeitura não se contenha em simplesmente esconder ou destinar o sangue a outro escoadouro. Que esta imagem fique nos olhos, na mente e no coração de quem se recusa a pensar na cruel realidade que é a curta vida e a dolorosa morte dos animais escravizados para o abate. Deixar de matá-los é a solução mais sensível, simples, ética, coerente e eficaz.

Fonte: ANDA

3 comments:

Renata Bravos said...

Não é a primeira vez que coisas como essa acontecem...

O próprio parque do Ibirapuera, localizado em SP, por exemplo, já sofreu com isso.
O chamado córrego do sapateiro, próximo ao parque, recebeu essa nome devido a um matadouro próximo que jogava os restos dos animais abatidos na água, ai sapateiros recolhiam e reaproveitavam aquele couro para fazer sapato.

Revoltante!

Tudo Para Vegetarianos said...

Olá,
Gosto muito de acompanhar o seu blog, parabéns pelo trabalho.
Tenho uma loja virtual, Tudo para Vegetarianos, que vende produtos para esse público, além de vários conteúdos sobre o tema. www.tudoparavegetarianos.com.br
Gostaria de receber uma visita sua para conhecer a nossa loja e se possível fazermos uma parceria.
Se possível coloque um link da minha loja no seu blog e eu posso fazer o mesmo com o seu blog.
Obrigada desde já, Juliana

Renata Isabel said...

Como pode alguem olhar para essa foto do Rio Capibaribe ou melhor "Rio de Sangue" sem sentir nada?! Não só por "manchar a beleza" do rio, mas por saber que aquele vermelho todo é sangue...sangue de um ser que foi sacrificado. Juro que não entendo essa necessidade que muitos dos seres humanos tem, não digo somente pela carne, mas pelo fato de obter lucro em cima de uma vida.
Me pergunto tb...E quando acabar todos esses animais, o homem que se acha tão superior, vão querer o que? ou melhor, sangue de quem? para derramar em outros tantos rios??

Obrigada pelo Post...não tinha visto essa reportagem ainda.
Abraços