Friday, June 01, 2007

Vitória! Coca-Cola retira fundos para testes em animais

Seguindo as pisadas da decisão da rival Pepsico em deixar de financiar testes em animais, a gigante multinacional da indústria de bebidas Coca-Cola decidiu acabar com os seus testes em animais!

A organização para os direitos dos animais - PETA - está a arrasar a indústria de alimentação e bebidas, no que respeita a convencer grandes empresas a deixar de fazer ou financiar testes em animais. Não só convenceram a Welch's, Ocean Spray, POM Wonderful e a Pepsico a acabar com todos os seus testes em animais como agora a gigante multinacional de bebidas Coca-Cola concordou, também, em deixar de fazer experiências em animais.

Antes da intervenção da PETA, a Coca-Cola tinha um historial de experiências invasivas e mortais em animais - incluindo cortar caras de chimpanzés para fazer testes de sabor, e forçar ratos a ingerir químicos para testar "colorantes de caramelo" - nenhum dos quais necessário ou obrigatório por lei.

O Vice-Presidente e principal responsável pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Coca-Cola, Danny Strickland, escreveu o seguinte à PETA no dia 22 de Maio de 2007:

"Eu quero assegurar-vos de que a Coca-Cola não faz experiências em animais e não financia directamente testes em animais nas suas bebidas... Estamos a enviar cartas aos nossos parceiros e instituições de investigação que podem fazer avaliações de segurança em ... ingredientes, insistindo que os façam usando alternativas aos testes em animais, sempre que haja essa alternativa e que seja aprovada pelos respectivos governos. Nós encorajamos o uso de métodos alternativos à experimentação em animais sempre e onde seja possível e financiaremos a investigação que desenvolva estes métodos alternativos".

Strickland escreveu, ainda, o seguinte, em relação aos testes fisiológicos que provocavam a morte aos ratos de laboratório envolvidos em provas de sabores amargos, que a PETA descobriu serem financiado pela Coca-Cola:

"Recentemente, a Administração tomou conhecimento que investigações envolvendo ratos de laboratório estavam a ser feitas como parte de uma bolsa que havíamos financiado à Viriginia Commonwealth University (Universidade da Virginia, E.U.A.) para estudos da recepção de sabores. Contactámos a Universidade e retirámos o nosso financiamento."

O compromisso da Coca-Cola para não financiar testes em animais e as suas instruções aos fornecedores dos seus ingredientes para "usar alternativas aos testes em animais" são um sinal de esperança para os milhões de animais que são forçados a aguentar testes crueis e desnecessários todos os anos em frias jaulas de laboratórios.

1 comment:

Dessapl said...

Olá!


Eu encontrei o teu blog no site do "seja vegetariano"

achei muito interessante o teu blog!

Ah! Essa da coca cola que testa em animais eu não sabia, mas já se era para desconfiar!

Abraços! ;*