Sunday, October 10, 2010

Salsinha



Origem

Natural da Europa, a salsa (conhecida também por salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-hortense) foi trazida para o Brasil no início da colonização. Seu cultivo é relativamente fácil: pode ser cultivada em vasos e adapta-se muito bem a terrenos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, fracamente ácidos e bem drenados. Os antigos egípcios usavam-na como um remédio para dor de estômago e distúrbios urinários. Os romanos acreditavam que a salsa evitava intoxicação e, portanto, a empregava para desodorizar o ar (repleto de álcool) durante seus banquetes. No passado acreditava-se que ela era capaz de curar doenças como a malária, a peste e o envenenamento. Atualmente, ela é mais conhecida pelas suas propriedades diuréticas e carminativas.

Mas, afinal, como utilizá-la medicinalmente?
Propriedades Terapêuticas

* Diurética (facilita a secreçao da urina)
* Emenagoga (provoca a vinda da menstruação)
* Carminativa (combate os gases intestinais)
* Expectorante (facilita a expectoração)
* Antitérmica (combate a febre)
* Eupéptica (melhora a digestão)
* Vitaminizante (colabora na regeneração das células)
* Aperiente (abre o apetite)
* Antiinflamatória (combate inflamações)

Indicaçoes

As folhas podem ser utilizadas para combater:

* Febres Intermitentes – Uso interno: suco – 1 colher de sopa três a quatro vezes ao dia.
* Bronquite Asmática e Laringite Crônica – Uso interno: suco adoçado com mel – 1/2 xícara de café uma vez por dia, em jejum.
* Equimoses – Uso externo: suco (sob a forma de compressa) – aplicar, no mínimo, três vezes ao dia.
* Disenteria – Uso interno: chá por decocção – 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
* Inflamaçao e Edema de Pálpebras – Uso externo: sob a forma de cataplasma fria – aplicar várias vezes ao dia.
* Hemorragias Nasais – Uso externo: introduzir folhas trituradas nas narinas.
* Hemorragias de Ulceras e Feridas, Picadas de Insetos, Nevralgias – Uso externo: sob a forma de cataplasma – aplicar três a quatro vezes ao dia.

As raízes podem ser empregadas no combate a:

* Gases Intestinais – Uso interno: chá por decocçao – 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
* Nefrite e Cistite – Uso interno: chá por infusao – 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
* Anasarca, Hidropisia, Edemas de Membros Inferiores – Uso interno: chá por decocção (de 30 a 100g para cada litro de água) – 1/2 xícara de 4 em 4 horas.

As sementes atuam na:

* Atonia Gástrica e Nevralgias em geral – Uso interno: chá por decocçao – 1 xícara três vezes ao dia.

ATENÇÃO: Se você é adepto da medicina natural, experimente os efeitos terapêuticos da salsa e descubra porque os fitoterapêutas a recomendam até hoje; MAS CUIDADO, A salsa, através de uso interno, é contra-indicada para gestantes e lactantes, pois um de seus componentes, o apiol, é estrogênico; isto é, altera o sistema reprodutor feminino e pode provocar o aborto.

Fonte: http://www.saudeinformacoes.com.br

Risoto orgânico de figo fresco


Fonte

Restaurantes La Terrina / La Forchetta

Tempo de Preparo

Rápido - 45 minutos

Rendimento

4 porções

Dificuldade de preparo

Fácil

Custo aproximado

Médio

Ingredientes

1.100 ml de caldo de legumes natural
500 g de figo fresco orgânico
1 ½ colh (sopa) de cebola orgânica triturada
1 ½ colh (sopa) de alho-poró orgânico triturado
3 colh (sopa) de manteiga orgânica
400 g arroz integral orgânico

Modo de preparo

Lave bem os figos e corte-os em cubos de aproximadamente 2 cm. Reserve.
Lave o arroz.
Aqueça a panela e derreta 2 colheres (sopa) de manteiga. Misture a cebola triturada e o alho-poró e coloque para dourar na manteiga.
Acrescente o arroz e refogue deixando fritar.
Junte o caldo de legumes e mexa. Tampe a panela e deixe cozinhando.
Quando o arroz começar a secar acrescente o figo e misture, espere o arroz secar normalmente.
Na hora de servir, decore com figo cortado, em leque.

Dica

Fogo: deve ser forte no início e médio durante a absorção do caldo, para propiciar um cozimento constante e uniforme em todas as camadas de arroz.

Thursday, September 23, 2010

Grupo de baleias atoladas na Nova Zelândia tem mais mortes

A maioria das baleias piloto que ficaram atoladas na quarta-feira em uma praia da Ilha do Norte da Nova Zelândia morreu nesta quinta-feira, apesar dos esforços de voluntários e especialistas que esperam até esta sexta-feira para tentar devolver ao mar as sobreviventes.

Dos cerca de 80 animais que ficaram presos, apenas 24 seguem vivos, segundo disse a porta-voz do departamento de Conservação da Nova Zelândia, Carolyn Smith, à agência australiana "AAP".

Os cetáceos, que receberam desde quarta-feira os cuidados dos voluntários, ficaram presos na praia remota de Spirits Bay, onde outras 101 baleias piloto morreram em 2007.

Em agosto, apenas nove baleias em um grupo de 58 foram resgatadas de outra praia onde, em dezembro, morreram 126 animais que também ficaram atolados.

Os cientistas não sabem explicar a razão que leva algumas espécies de baleias a morrer encalhadas nas praias, e especulam a possibilidade de elas serem atraídas pelos sons de grandes navios ou seguirem líderes de grupo desorientados por conta de doenças.

A Nova Zelândia faz parte da rota das baleias, que se dirigem à Antártida em busca de águas mais frias nesta época do ano.

A baleia piloto é um cetáceo de corpo robusto, que pode chegar a sete metros de comprimento.

Monday, September 20, 2010

É assim que queremos viver

Nós temos um sonho!
Um sonho muito simples: viver em lugar bem verdinho, com cheiro de fogão a lenha.
Nós temos um sonho muito simples, de plantar para colher, de ter saladinha fresca todo dia sem ter que ir ao supermercado.
Poder pegar uma fruta do pé.
Nós temos um sonho muito simples, de poder acordar com os passarinhos e ver o dia nascendo.
Crianças correndo e brincando livres.
Nós queremos rodas em torno da fogueira com muita música todas as noites.
Queremos nossos amigos bem pertinho para compartilhar esse estilo de vida.
Nós queremos resgatar o nosso contato com a Mãe Terra, queremos ser filhos dela.
E criar nossos filhos nesse lugar, longe da televisão!!!
Isso é querer muito? Eu acho que não !!!
Cansamos de viver correndo atrás do tempo e do dinheiro. Vamos deixar que eles corram atrás de nós. rs
E nós nos dedicaremos inteiramente ao nosso sonho. Que pode ser uma utopia nos dias de hoje mas é o que nós acreditamos, e é assim que queremos viver...
Essa é a nossa proposta de vida! Se você curtiu venha nós ajudar a construir esse sonho, doe o seu tempo e a sua energia para construir esse lugar e fazer parte dele. Recebemos visitantes e voluntários aos finais de semana!!!

Estação Bem-te-vi