Wednesday, November 12, 2008

Bolo de nozes e avelã


Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de nozes moídas (misturei metade nozes, metade avelãs)
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato em pó
1 xícara e 1/4 de água ou leite de soja
1/2 xícara de óleo vegetal

Peneire todos os ingredientes secos em uma tigela. Misture e, nela mesma, junte os ingredientes líquidos, deixando a água ou o leite por último. Misture com uma colher de pau até obter uma massa consistente e lisa. Coloque numa forma pequena untada. Leve ao forno pré-aquecido (5 a 10 min) e asse, em temperatura 180ºC, por +/- 30 min, ou até que o centro do bolo esteja seco. Faça o teste do garfo antes de retirar do forno.

Fonte: LIvro "Cozinhando sem crueldade" - Ana Maria Curcelli

Calda:
1 copo de leite de soja (uso 1 colher de extrato de soja dissolvida em 1 copo de água)
2 colheres de chocolate em pó
2 colheres de açúcar
1/2 colher de chá de creme vegetal (bem pouco mesmo)

Levar ao fogo até ferver e engrossar.
Cobri o bolo com essa calda e por cima salpiquei uma mistura de nozes e avelãs trituradas.

Fonte: Cozinha Vegetariana

Monday, November 03, 2008

Samba & Feijoada

Clique na imagem

Mais informações: www.fotolog.com/ativismoabc

Tuesday, October 28, 2008

Jornada Vegetariana 2008

Clique na imagem para ampliar

Monday, October 06, 2008

Contra a Lei Arouca!


Considerada retrógada em relação às leis similares no restante do mundo desde sua primeira proposta (em 1995), a Lei Arouca, que propõe a regulamentação de procedimentos com uso de animais em experimentos científicos, foi aprovada dia 09 de setembro como resposta ao forte lobby de empresas ligadas à indústria farmacêutica no mundo todo.

O Projeto foi aprovado por unanimidade nos Comitês que passaram pela Câmara dos Deputados e Senado. Nas audiências e plenárias para discutir o assunto, em nenhum momento cederam espaço às pessoas que eram contra a aprovação da lei, não houve debate público (na realidade não existe sequer conhecimento da população sobre as práticas da vivissecção e sua 'indispensabilidade') enquanto membros do COBEA (comitê brasileiro de experimentação animal) por exemplo puderam expor seu lado nessa história.

A partir de março de 2009, os testes em animais para cosméticos serão proibidos na União Européia, as indústrias ligadas à prática ficarão na ilegalidade ou com sérias limitações e por isso buscam países que ainda não proíbam nem limitem seus trabalhos. Como no Brasil não havia lei específica em relação aos testes em animais, a pressão antes de algumas áreas de pesquisa e de empresas interessadas, tornou-se uma pressão fortíssima de toda a indústria que pretende entrar no país.

Assine a petição