Sunday, February 15, 2009

Penne alla Parigina

Esse prato é uma adaptação da receita do meu grande amigo e irmão Chef Amélia, um dos melhores chefs que já conheci. Foi com ele que eu trabalhei em Nápoles, e foi com ele que aprendi muitas receitas e tecnicas. Trabalhamos juntos no Ristorante Da Fefè onde eu era seu ajudante de cozinha. A receita original leva creme de leite, e o champinhon e a abobrinha são cozinhados por muito mais tempo do que eu cozinhei. Na verdade a abobrinha cozinha até quase desmanchar por completo na receita original para formar o molho junto com o creme de leite. Como pensei no Amélia hoje (ele agora trabalha em Bolonha e continua maravilhando seus clientes com seu talento) resolvi homenageá-lo com esse prato, seguindo meus próprios princípios veganos e de pouco cozimento dos alimentos. O creme de leite é vegetal e caseiro.
:
4 porções

Molho Branco

1 xícara de castanha de cajú, preferencialmente crúa (sem ser tostada)
1 xícara de leite de soja, sem sabor
Suco de 1 limão
½ colher (sobremesa) de sal

Em um processador de alimentos, processar as castanhas e o suco do limão. Aos poucos adicionar o leite de soja até obter a consistência desejada. Cuidado para que o molho não fique muito aguado. Reservar.

Molho Parigina

4 xícaras de champinhon (fresco), cortados em fatias
1 colher (sobremesa) de alho, picado
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de salsinha verde, bem picada

2 xícaras de Penne, ou outra massa curta de sua preferência

Colocar água em uma panela média e ferver a água. Ferver os champinhons na água por 1 minuto. Com a ajuda de uma escorredeira, “pescar” os champinhons da água e deixar descancar por uns minutos. Reserve a água da fervura.

Em uma frigideira em fogo baixo, acrescentar o azeite e o alho. Cozinhar por 1 minuto ou até que o alho fique transparente. Adicionar os champinhons (já fervidos), o sal e misturar bem. Cozinhar por 1 minuto. Adicionar o molho branco e misturar bem. Cozinhar por mais 1 minuto. Se o molho estiver muito grosso, acrescentar um pouco da água da fervura do champinhon. O molho deve ficar com a mesma consistência de creme de leite.

Zucchini (Abobrinha)

2 zucchini médios, cortados em fatias diagonais

Colocar o zucchini em uma grelha de fogão bem quente. (Grelha de fogão é uma frigideira com as marcas de uma grelha. Uma frigideira comum, bem quente também serve, embora o zucchini não terá as marcas da grelha). Cozinhar por 1 minuto de cada lado, virando o zucchini apenas uma vez. Retirar do fogo.

Enquanto isso ferva a massa na mesma água do champinhon. Quando a massa estiver pronta, misture a massa com o molho de champinhon e cozinhe por 1 minuto. O suficiente para incorporar o molho com a massa. Não deixar o molho secar.

Servir a massa em pratos individuais. Coloque 4 fatias de zucchini por prato em cima da massa. Adicione um pouco de salsinha verde por cima.

Fonte: Trópico Vegano

No comments: