Wednesday, February 14, 2007

Aposta na Soja

"A soja está em alta. Depois que a FDA, agência americana que controla o setor de alimentos e remédios, divulgou a notícia de que o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja - equivalente a meia xícara do grão - ajuda a prevenir doenças coronarianas, o alimento ganhou a atenção dos consultórios médicos."

"Especialistas dizem que produtos a base de soja, como proteína texturizada que imita carne, o shoyu, o tofu, o missô e as pílulas de lecitina compradas em farmácias, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata, aliviam os sintomas do climatério, como ondas de calor e suores noturnos, ajudam a controlar o diabetes, a osteoporose e aterosclerose".

Alimento recomendado

O que a medicina já sabe sobre os benefícios da soja:

a.. Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, em torno de 33%.
b.. Prevenção do câncer: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de câncer de mama e de próstata em até 50%.
c.. Menopausa: a soja atenua os desconfortos do climatério, como suores noturnos e ondas de calor.
d.. Osteoporose: o fitoestrogênio genisteína ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.
e.. Diabetes: as fibras do grão agem como reguladores do nível de glicose.
f.. Aterosclerose: o hormônio vegetal isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença."

1 comment:

Anonymous said...

Lucas, tudo bem? também sou vegetariana, mas ainda não vegana. adorei a idéia de seu blog, este post, enfim, é sempre bom divulgar nossa causa.
vc sabe alguma coisa sobre os efeitos nocivos da soja? ouvi falar sobre isso, mas não sei até que ponto poderia ser nociva e até que ponto benéfica...
abraços!